A perda de colágeno e de proteínas causa transformações na pele e pode comprometer suas importantes funções de defesa do organismo contra os raios ultravioletas e a perda de líquidos. Cada vez mais frágil e vulnerável, a pele precisa de aliados, um deles, além do protetor solar para evitar queimaduras e cânceres, são os hidratantes.

Na terceira idade, a hidratação é cada vez mais indispensável e já começa no banho. O ideal é que a água não esteja quente, que o banho seja rápido e que o sabonete já contenha hidratantes em sua formulação para que não provoquem o ressecamento ainda maior da pele.

A pele é a maior barreira imunológica do corpo e que, protegida, evita infecções. É a cobertura de água e gordura da pele que impede a entrada de fungos e bactérias.

Faça com que essas ações virem rotina e mantenha a pele saudável e mais bonita em todas as fases da vida:

  • Ferimentos na pele, sobretudo de idosos, como cortes e arranhões, precisam ser cuidados imediatamente. Depois de lavar em água corrente, sabonete neutro e secar bem, é importante aplicar antisséptico local e pomada antibiótica, além de cobrir com curativo.
  • Enxugar bem pés e dobras evita a umidade nessas áreas, que poderia causar a proliferação de fungos (micoses). Vale deixar na bolsa um kit para cuidados básicos, com hidratante, protetor solar, produtos de higiene e curativos.
  • Beba ao menos dois litros de água mineral por dia.

Consulte nossa dermatologista regularmente para verificar a saúde geral da pele e as necessidades de tratamentos.